Buscar

Como rastrear celular roubado ou perdido pelo número do IMEI

Sabia que é possível rastrear seu celular roubado pelo número do IMEI sem nenhum aplicativo? Sim é verdade e vou te ensinar aqui! 🧐


Nesse post vou te contar como eu descobri que esse rastreio existia, te explicar como obter o seu número de IMEI, como eu consegui recuperar meu celular rastreando pelo IMEI, o que fazer pra aumentar as chances desse processo dar certo, falar sobre a lei de Apropriação de Coisa Achada, sobre programas da polícia para recuperação de celulares e te dar dicas de aplicativos que podem te ajudar.


Sempre que eu contava essa história para os meus amigos, eles me diziam que isso era uma informação de utilidade pública e que eu deveria compartilhar na internet pra que todos soubessem. Então resolvi fazer isso e espero que possa ajudar muita gente! Para facilitar, no final vou deixar um resuminho com o passo a passo de como realizar o procedimento de rastreio pelo IMEI.


#recuperarcelular #rastrearpeloIMEI #rastrearcelular #IMEI #aplicativoderastreio


Como descobri que o rastreio pelo IMEI existia


Sabe quando você paga caro naquele aparelho que você esperou um tempão para conseguir comprar? Muitas vezes, parcelou e ainda está pagando? Aí simplesmente vem alguém e toma de você?😭Pois é! Além do prejuízo, ainda ficam aqueles sentimentos de revolta, desespero e impotência diante da situação.


Quando tive meu celular roubado no trabalho eu não me conformava, pois eu sabia quem tinha sido mas não podia provar. Então comecei pesquisar na internet uma forma de fazer esse rastreio pelo IMEI.


Apesar de ter lido em muitos lugares que isso não era possível, eu não desisti, e depois de muita pesquisa encontrei no Youtube uma entrevista (vídeo a seguir) em que o delegado Dr. Vicente Lagioto de Pindamonhangaba explicava que a polícia estava conseguindo recuperar celulares roubados, fazendo o rastreio pelo IMEI com ajuda das operadoras.

Depois ainda encontrei mais uma entrevista (vídeo a seguir), dessa vez com o delegado Dr. Gabriel Ferrando do RJ, também dizendo que executa esse mesmo procedimento para recuperar celulares roubados.

Por fim, ainda achei mais uma entrevista da CBN de um delegado de Vitória, Dr. Eduardo Arcos da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, explicando que a polícia consegue fazer esse rastreio pelo IMEI. Link da reportagem da CBN Vitória: https://www.gazetaonline.com.br/cbn_vitoria/reportagens/2015/10/celular-roubado-pode-ser-recuperado-pela-policia-com-ajuda-do-codigo-imei-1013912380.html


Então eu pensei, se esses delegados estão dizendo que isso existe e que utilizam esse método, então deve ser verdade.


Identificando o número de IMEI do seu aparelho


O número do IMEI (International Mobile Equipment Identity) é um número de identificação único que cada aparelho de celular possui. Fazendo uma analogia, o IMEI equivale ao número de chassis de um carro, ou seja, é único para cada um.


Mesmo que o celular seja restaurado para as configurações de fábrica, o IMEI permanece. Portanto, anote esse número e guarde em um lugar seguro.


Onde obter o número do IMEI:

  • No próprio aparelho, digite *#06# e aperte a tecla para discar 📞, que o número será exibido na tela;

  • Na nota fiscal do aparelho;

  • Na caixa do aparelho;

  • Em alguns modelos, pode estar na etiqueta branca na parte de trás da bateria;

  • Na conta do Google que estava conectada ao aparelho, também é possível encontrar o número do IMEI. Veja como fazer aqui: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/130656-google-encontrar-dispositivo-atualizado-imei-aparelho.htm

*Observação: Se o seu aparelho for dual chip, ele terá 2 números de IMEI vinculados ao aparelho, nesse caso, você deve guardar os 2 números. É importante entender que esses números são vinculados ao aparelho e não aos chips, e nenhum outro aparelho terá números de IMEI iguais aos seus.


Como recuperei meu celular roubado rastreando pelo IMEI


Em uma empresa que eu trabalhava, esqueci meu celular no banheiro, e minutos depois voltei para buscar, mas a pessoa que estava lá me disse que não tinha encontrado nada. Ela ficou muito nervosa e eu tive quase certeza que o celular estava com ela, porém eu não podia acusar sem provas. Na mesma hora liguei para o meu número, mas o celular já estava desligado.


Como sempre deixo o app do Google configurado para salvar a minha localização, então fiquei com o site "Encontre meu Dispositivo" aberto o dia todo, torcendo para ela ligar o aparelho para que o Google pudesse localizar. Afinal, todo aplicativo de rastreio só funciona se o aparelho estiver ligado.


Ela tinha pego meu celular na hora do almoço e passou o dia todo com ele desligado, mas na hora de ir embora ela ligou o aparelho e o Google rastreou tudo! Então eu fui atrás, mas a empresa era bem grande e não deu tempo de alcançar, e ela acabou saindo 2 minutos antes de eu chegar na portaria. Pedi pra ver as imagens das câmeras da portaria, e então pude confirmar que a pessoa que tinha acabado de passar ali com meu celular, no exato horário que o rastreamento do Google registrou, era a mesma pessoa que encontrei no banheiro mais cedo. Mesmo assim, a empresa me disse que não era prova suficiente e que não podia fazer nada...😣Como assim? Eu fiquei inconformada! No dia seguinte, o Google parou de rastrear, pois provavelmente ela formatou o celular.


Então, eu pesquisei muito e encontrei os vídeos dos delegados dizendo que existia esse procedimento, e decidi que iria procurar a polícia para tentar recuperar meu aparelho. Fiz o BO pela internet na mesma hora, mas não bloqueei o IMEI, pois eu queria tentar rastrear.


Eu tive a sorte de ter uma pessoa próxima a mim que trabalhava na polícia. Porém, mesmo assim, quando cheguei lá e solicitei o rastreio do meu telefone, eles disseram que infelizmente não conheciam esse procedimento. 😓


Mas eu estava determinada, então entrei em contato com o Dr. Vicente Lagioto pelo Facebook, que gentilmente me respondeu, passou o contato da delegacia dele e se colocou a disposição para orientar os policiais da minha cidade. Então, voltei até a polícia e expliquei que o Dr. Vicente costumava fazer esse procedimento em Pindamonhangaba e vinha tendo sucesso, que ele estava disposto a ajudar e pedi para que entrassem em contato com ele.


Eles atenderam meu pedido. Demorou um tempo até que a polícia conseguisse fazer esse rastreio junto com todas as operadoras de celular, o que só pode ser feito de forma legal por meio de investigação policial. Mas funciona e tem boas chances de sucesso.


Deu certo!😁 Depois de 68 dias, descobriram que meu celular estava com a irmã da pessoa que pegou meu celular no banheiro da empresa naquele dia, e então foi todo mundo parar na delegacia. Eu recebi meu celular de volta, ela foi indiciada por crime de Apropriação de Coisa Achada e demitida por justa causa, e a irmã dela foi indiciada por crime de receptação.


O que fazer pra aumentar as chances do rastreio dar certo


O mais importante pra você conseguir rastrear o seu celular, é NÃO bloquear o IMEI do seu aparelho. Pois deixando desbloqueado, ficará muito mais fácil do seu celular ser utilizado, e assim você poderá rastreá-lo.


Eu sei que a primeira coisa que todo mundo faz quando tem um celular roubado é bloquear o IMEI. Fazendo esse bloqueio, nenhum chip inserido no seu aparelho irá mais funcionar. Então, quem roubou seu celular terá duas opções:

  1. Vender seu aparelho a preço de banana para que seja desmontado ou;

  2. Pagar alguém especializado para trocar/clonar o IMEI. Sim isso existe, mas não é qualquer pessoa que faz, e tem um custo.

Infelizmente, em qualquer um dos dois casos, se você bloquear seu IMEI não conseguirá mais rastrear seu aparelho.


Então pense bem, se o celular estiver funcionando, por que o ladrão iria gastar dinheiro para trocar o IMEI do aparelho? 🤔 É bem provável que ele não faça isso se o IMEI do celular não estiver bloqueado.


Portanto, se quiser rastrear, deixe o IMEI desbloqueado! Caso você tenha um aparelho roubado ou perdido, ligue na sua operadora e deixe bem claro que deseja bloquear apenas o chip da operadora, e não o IMEI, pois você irá tentar rastrear o aparelho.


Esse ano a Anatel começou a bloquear todos os IMEIs frios, clonados ou piratas. Por isso, tome muito cuidado ao comprar um celular usado, exija nota fiscal e sempre consulte o IMEI no site da Anatel para saber se não está bloqueado.

Link: http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao


Lei de Apropriação de Coisa Achada


Muita gente não sabe, mas aquele velho ditado do "Achado não é Roubado" está furado. Achar algo e não devolver o objeto encontrado configura crime de “Apropriação de Coisa Achada”, cuja pena é de detenção de um mês a um ano ou multa, de acordo com o Art. 169 inciso II do Código Penal:


"Art. 169 - Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: ... Apropriação de coisa achada II - quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor ou de entregá-la à autoridade competente, dentro no prazo de 15 (quinze) dias."


Além disso, quem compra celular sem saber a procedência, acaba alimentando essa cadeia de furtos e roubos. E caso você compre um celular que tenha sido roubado, ainda poderá ser acusado do crime de receptação.


Programas da polícia para recuperação de celulares


Muita gente quando é roubado, acaba não fazendo o BO, e nem tenta recuperar o aparelho. Quando resolvi pedir o rastreio do meu celular para a polícia, as pessoas me diziam coisas do tipo: "isso não existe", ou "não vai funcionar", ou "a polícia não vai querer ir atrás", etc... Mas quando eu consegui recuperar meu aparelho, elas ficaram impressionadas e surpresas.


Porém alguns ainda disseram que eu só consegui, pois tinha uma pessoa próxima que trabalhava na polícia. Isso pode ter me ajudado, mas eu não fui a única que consegui isso.


Muitas outras pessoas que não conheciam ninguém na polícia, também conseguiram recuperar seus celulares. Quando conversei com o Dr. Vicente Lagioto, ele me disse que várias pessoas entravam em contato com ele pedindo ajuda para fazer esse procedimento, e que ele já tinha orientado policiais de vários estados do Brasil. No próprio vídeo do Youtube, tem comentários de pessoas que ele ajudou, e assim como eu também conseguiram recuperar seus celulares.


Então, antes de falar que é difícil ou que não vai dar certo, faça sua parte. Vá atrás, faça o BO, peça para conversar com um delegado, explique que outros delegados fazem esse procedimento e tem bons resultados, INSISTA! Se na primeira delegacia não conseguir, procure outra até encontrar um profissional que te ajude.


A própria polícia já possui alguns programas para recuperação de celulares roubados:


Aplicativos de rastreio de celular


Somente depois que eu fui roubada e passei 68 dias nesse processo todo para recuperar meu aparelho, que fui pensar como eu poderia ter me prevenido melhor.


Sempre deixei o app do Google configurado para salvar a minha localização, então eu consegui utilizar o sistema de rastreamento do próprio Google pelo site "Encontre meu Dispositivo" para monitorar meu aparelho. Como eu já disse antes, todo aplicativo de rastreio só funciona se o aparelho estiver ligado.


Então quando a pessoa ligou o meu celular, todo o trajeto que ela fez dentro da empresa até a portaria ficou registrado. Isso foi bom, pois consegui pedir as imagens das câmeras da portaria, e pude confirmar que era a mesma pessoa que eu havia encontrado no banheiro. Então, enviei para a polícia todas as evidências que eu consegui, para serem incluídas no inquérito policial.


Porém, depois disso não rastreou mais nada. Com certeza ela mandou formatar o celular, apagando tudo que eu tinha no aparelho, e com isso o aplicativo do Google também parou de rastrear. 🤦‍♀️


Foi aí que eu resolvi pesquisar mais sobre o assunto, e descobri que existem diversos aplicativos de rastreio de celular. Com eles, além de saber a localização do aparelho, você também pode emitir um alerta sonoro para encontrar o celular perdido, apagar seus dados pessoais, receber notificações, etc... Porém, assim como o app do Google, todos param de rastrear quando o celular é formatado, e infelizmente é isso que o ladrão sempre faz.


Mas em Janeiro de 2018, o Fantástico exibiu uma reportagem em que o repórter deixava seu celular ser roubado e depois rastreava os ladrões. Foi então que eu descobri que o app que tinha sido utilizado na reportagem era o Cerberus Phone Security (Antirroubo), e isso só foi possível pois o aplicativo continuou rastreando mesmo depois que o celular foi formatado pelos ladrões!

Veja a reportagem: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/01/com-aplicativo-espiao-instalado-siga-caminho-que-celular-roubado-percorre.html


Eu fiquei tão maravilhada com todas as funcionalidades desse aplicativo, que comecei utilizar e indicar pra todos que eu conheço. Pois imagino, que todos que já tiveram um celular roubado como eu, vão pensar em se prevenir pra aumentar as chances de recuperação caso isso aconteça de novo.


Passo a passo para realizar o rastreio do celular pelo IMEI


Se você quiser solicitar à polícia o rastreio do seu celular roubado pelo IMEI, siga esses passos:

  • Descubra o IMEI do seu aparelho (digite *#06# no celular, ou veja na caixa, ou na NF, ou no Google);

  • Faça BO e coloque o número do IMEI. Pode ser feito pela internet, e não esqueça de marcar a opção que "Não autorizo o bloqueio do IMEI";

  • É sempre bom ter a Nota Fiscal do aparelho para anexar ao BO;

  • Se tiver apps de rastreio, reúna todas as informações para anexar ao BO;

  • Ligue na sua operadora e peça o bloqueio apenas do seu chip, e não do IMEI, pois só é possível rastrear com o IMEI desbloqueado. Deixe isso bem claro ao falar com o atendente;

  • Vá até uma delegacia com o BO e a Nota Fiscal, peça para conversar com um delegado, e solicite que a polícia faça o rastreio pelo IMEI com as operadoras;

  • Se a polícia não conhecer o procedimento, explique que outros delegados fazem e tem bons resultados, peça pra que entrem em contato com eles, INSISTA! Se na primeira delegacia não conseguir, procure outra até encontrar um profissional que te ajude.

Antes de escrever esse post conversei novamente com o Dr. Vicente, que se colocou a disposição para ajudar quem precisar, da mesma forma que me ajudou. Então, quem quiser, pode entrar em contato com ele pelo Facebook: https://www.facebook.com/lagioto

Esse não é um processo simples e muitas vezes é demorado, mas funciona e tem grandes chances de você conseguir recuperar seu aparelho. Espero que eu consiga ajudar muitas pessoas compartilhando com vocês a minha experiência e essas informações de utilidade pública. Boa sorte!😉

164.525 visualizações

Posts recentes

Ver tudo